A Filinto Mota não é o que era!
Comprei um Fiat 500 Hybrid, viatura de serviço, na Filinto Mota a 14/04/2025. O processo de reserva e compra decorreu com eficiência e normalidade. Inclusivamente, contratei o seguro automóvel da Generali Tranquilidade, tendo por mediador a Filinto, por me ter sido recomendado pelo vendedor e pelo facto de as condições serem atrativas. No entanto, sinto que fui enganada no sentido de que me foi garantido que era um ótimo seguro, quando na verdade a rede operacional da seguradora funciona mal, o atendimento é pobre e apesar de ter solicitado um seguro contra todos os riscos incluindo danos próprios, tive imensos contratempos para resolver um sinistro com a minha viatura.
A documentação da garantia do meu FIAT foi-me entregue no acto da compra pelo vendedor Tiago Silva que me garantiu que, apesar de eu residir na zona de Viseu, estaria abrangida por todas as condições que constavam nesse documento, incluindo a assistência ao meu veículo em caso de avaria, feita no concessionário da Fiat em Viseu. Isso descansou-me, obviamente, visto que não seria minimamente viável ter de me deslocar ao Porto em caso de avaria, para o carro ser avaliado e reparado numa oficina da Filinto.
A oficina da Concessionária Fiat em Viseu ofereceu-me um carro de substituição para os dois dias que levaria a reparação da traseira do carro. No entanto, foi detectada uma fuga de óleo no meu Fiat com 22 000 km de 2023, comprado em Abril e supostamente revisto antes da venda e seguro para circular.
A oficina não conseguiu dar-me uma data para a reparação ficar completa, pelo que solicitei uma extensão para utilização de carro de substituição já que iria ficar sem carro para poder trabalhar. A oficina da SOVECO garantiu não ter nenhum veículo disponível e sugeriu que falasse com o Mediador de Seguros, a Filinto Mota. Falei com D. Patrícia Rosas que me disse que teria de accionar o seguro por avaria da viatura e que a oficina deveria fazer seguir para a Generali um relatório dessa mesma avaria.
Quer a oficina, quer a Filinto demoraram mais de 12 h a contactar-me sobre esta questão, sabendo que estava em stress por não ter carro para trabalhar. Decidi ligar então para a oficina da Filinto no Porto para questionar sobre o processo de gestão de avarias de veículos vendidos pela Filinto (ainda na garantia) e atribuição de carro de substituição.
A receptionista informou-me que, como não levei o veículo a uma oficina Filinto, apesar da alínea na garantia que diz: “O cliente tem direito a uma viatura de cortesia sempre que, no seguimento de uma avaria, o veículo necessite de uma intervenção superior a 8 horas uteis segundo o tempario da marca da sua viatura” tinha de ser a oficina da concessionaria a providenciar-me um carro de substituição.
Qual não foi o meu espanto ao perceber, claramente, que não existe qualquer vínculo entre as duas entidades em prol do cliente. E mais, ao perceber que a documentação da minha garantia era “chapa 5”, não foi adaptada às minhas circunstâncias geográficas e não correspondia àquilo que o vendedor me assegurou no acto da compra.
Eventualmente, a oficina arranjou-me um veículo de substituição. Da parte da Filinto não houve mais qualquer interacção comigo em relação a este assunto. Tenho uma mensagem no WhatsApp, enviada à D. Patrícia Rosas, sem resposta, até hoje.
No acto de entrega do veículo, o DUA não me foi facultado pela Filinto (somente uma guia de circulação com validade de 60 dias). O vendedor garantiu-me que, em aproximadamente 2 meses, receberia o DUA em casa. Disse-me ainda que, se não o recebesse nesse espaço de tempo, deveria contactá-lo para que pudesse averiguar a razão da demora. Contactei-o quase mensalmente desde Junho e a resposta foi sempre que a Conservatória do Porto estava com atrasos. No início de Agosto o vendedor garantiu-me que deveria receber o DUA por volta do dia 15. Não recebi nada, pelo que continuei a questionar o vendedor sobre o assunto. Ele ousou responder-me o seguinte a 02/09/2025: “O registo do seu carro foi feito a 08/08/2025. Deverá questionar a conservatória sobre o porquê do atraso.” Eu nem queria acreditar no desinteresse e indiferença desta pessoa para com esta irregularidade. A mesma pessoa que me garantiu que seguiria o processo de registo da viatura.
A 24/09/2025, a Filinto, na pessoa da D. Vânia Ferreira, confirmou-me novamente que o registo foi feito, mas agora dizem-me que até Novembro devo receber o DUA. Isto é absurdo, além de inadmissível!
Confiei plenamente na equipa da Filinto por considerar, na altura, que era uma empresa séria e fidedigna. Estou profundamente desiludida com a forma pouco transparente e ainda menos profissional com que os profissionais da empresa têm lidado com as minhas questões.
Certamente que não recomendo a Filinto Mota a ninguém.
9 de outubro de 2025
Avaliação não solicitada